Você está aqui: Home › Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica do COLÉGIO IDEAL se preocupa com a concepção de “ser humano”, de “mundo” e de “sociedade”.

Acreditamos num Projeto Pedagógico real, onde todos os envolvidos no processo educacional (professores, pais de alunos, equipe técnica e administrativa, diretores e alunos) estão comprometidos e articulados com este processo. Para isso é necessário o esforço coletivo e cotidiano nas ações que buscam a efetivação da dimensão pedagógica da escola.

Nossa Proposta Metodológica exige do professor a compreensão de que o Processo de Ensino-Aprendizagem consiste na construção do conhecimento e não na mera repetição de novas informações, para isso, deve ter uma postura metodológica que possa ajudar o aluno na aquisição e construção de seus conhecimentos adquiridos fora da escola.

O professor desenvolve o aluno, como um todo, respeitando suas fases de desenvolvimento e suas estruturas mentais - visão humanista.

A Proposta Pedagógica do Colégio Ideal de Tatuí favorece o entrosamento dos alunos, a descontração, o desejo e o prazer de participar e descobrir.

É preciso conhecer e respeitar a forma pela qual os alunos constroem os significados estabelece relações e concepções, integrando ao processo de construção dos conhecimentos, os estímulos e informações gerados pela sociedade.

Formar a identidade do grupo como um todo e de seus indivíduos em particular deve ser valorizado, assim como partir do coletivo para chegar ao individual e mostrar que cada um deve ser encorajado a expressar seus sentimentos, suas brincadeiras prediletas, enfim, sua visão de mundo. Mas, ao mesmo tempo, é preciso que a criança saiba reconhecer as semelhanças e as diferenças que surgirem quando partilharem essas idéias com seus colegas. A história de cada um formará a história do grupo, que também será comparada com a de outros grupos sociais.

Desta forma, pretende-se desenvolver entre educadores e educandos uma verdadeira parceria que contribua de modo efetivo, para melhorar cada vez mais a qualidade do trabalho docente junto aos alunos do Colégio Ideal de Tatuí.

“O mundo depende dos mestres para despertar nos alunos a compreensão que pode gerar a verdadeira paz e justiça entre os homens” (Dorina Nowill)